Informativo destinado à disseminação de assuntos de interesse de associados e simpatizantes.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019


CONVOCAÇÃO



O Presidente da APRAV – ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS EM ALTO VIÇOSA, no uso de suas atribuições legais, que lhe confere o Estatuto da Entidade, em seu artigo 20, convoca os associados fundadores desta Entidade a comparecerem à Assembleia Geral Ordinária, que se realizará no dia 28 de novembro do corrente ano, quinta-feira, no Salão de Festas do Condomínio Residencial Village Dor, Rua Antônio Aleixo, 470, nesta Capital, às 19:30 h, em primeira convocação, e, não havendo quórum  estatutário, às 20 h, em segunda convocação, com qualquer número de membros, para deliberarem sobre a seguinte pauta:



1)   Apreciação do parecer do Conselho Fiscal referente as contas da Diretoria Anterior,



2)   INFORMES:

a.   Medidas Judiciais adotadas para reverter o Cancelamento de Registro da APRAV, bem como seus desdobramentos;

b.   Medidas complementares à reversão do cancelamento de Registro da APRAV, visando o atendimento das finalidades institucionais para o qual foi criada;

c.   Ações sociais de integração APRAV/Comunidade, a partir do Projeto Horta/Pomar comunitários;

d.   Questões territoriais:

                                  i.    Instalação do Portal de Ingresso

                                 ii.    Implantação da Sede da APRAV e reformas de instalações necessárias;

                               iii.    Definição dos espaços para uso comunitário dos associados;

                               iv.    Demarcação e sinalização visual das áreas pertencentes ao seu Patrimônio;

                                v.    Regulamentação de uso, ocupação das áreas da APRAV, a serem definidas pela elaboração do Regimento Interno da Entidade;

e.   Captação de novos recursos para custeio de novos projetos/atividades (Estimativas financeiras de custeio);



3)   Deliberações:

a.   Contratação de Assessoria Jurídica em caráter permanente;

b.   Admissão de novos associados contribuintes;

c.   Reforma da Casa-Sede;

d.   Revisão dos valores de mensalidade dos associados.



4)  Outros assuntos.


Vitória, 12 de novembro de 2019



Eduardo Antônio Paz

Presidente da APRAV

quarta-feira, 29 de maio de 2019

NOVA GESTÃO, NOVOS DESAFIOS

A nova Diretoria, eleita em Assembleia do dia 26 de novembro de 2018, já está trabalhando. A sua composição é a seguinte:

PRESIDENTE:

Eduardo Antônio Paz

VICE-PRESIDENTE:

Maria Cristina Charpinel Goulart Pratti

PRIMEIRA SECRETÁRIA:

Maria Cristina González Orozco de Ulfeldt

SEGUNDA SECRETÁRIA:

Laurita Maria de Araújo

PRIMEIRA TESOUREIRA

Rachel Cristina Mello Guimarães

SEGUNDO TESOUREIRO

Fernando Lima Sanchotene

Na mesma oportunidade também foi eleita a nova composição do CONSELHO FISCAL:

EFETIVOS:

Maurício Lordello dos Santos Souza Filho
Gastão Gustavo Ribeiro de Assis
Eduardo Augusto Moscon Oliveira 

SUPLENTES:

Maria Clara Coimbra de Carvalho
Francisco Jorge  Buteri
Ruth Bezerra da Silva 


Para tanto, deverá incorporar, em seu Plano de Ação, algumas atividades iniciadas pela Diretoria que a antecedeu e que merecem a continuidade visando beneficiar a APRAV e seus associados. São elas a Reforma da Casa-Sede da Associação, a integração da APRAV com o condomínio das vilas, a criação e aprovação do Regimento Interno da Entidade, a Demarcação e sinalização visual das áreas que conformam o seu Patrimônio, entre outras. Na mesma linha, a iniciativa de ampliação do número de associados do quadro social, visando fortalecer a própria Entidade no tocante ao cumprimento de suas finalidades legais. À medida que a elaboração do Plano de Ação assinalar os rumos traçados pela nova Diretoria, considerando as disposições estatutárias, deverá ser apresentado aos associados, reunidos em Assembléia Ordinária, conforme Convocação, a ser feita pelo novo Presidente da Entidade. 














terça-feira, 28 de maio de 2019

Carta do Presidente da APRAV, Gestão 2015- 2018


Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade. ”

Cora Coralina



Prezados Associados,

A Diretoria, que ora se utiliza deste Canal para se despedir dos Associados e colaboradores desta Entidade, assumiu suas funções para cumprir dois mandatos consecutivos: referentes aos períodos de 2015 e 2016 e de 2017 e 2018. Foram, portanto, quatro anos de avanços significativos para a Associação e seus associados. 
Uma vez cumprida as responsabilidades assumidas, vêm a público para manifestar seus agradecimentos a todos os que colaboraram, de alguma forma, para o pleno êxito das ações empreendidas. Ao longo desse período, sempre encontrou, entre todos, um elevado espírito de amizade, de abnegação e de solidariedade, graças às quais foram traçados e perseguidos os rumos em prol do bem coletivo. 
O Estatuto da APRAV tem como seu primeiro objetivo (art. 4º):

“I - Fortalecer, promover e integrar os associados, despertando a ação coletiva, visando às iniciativas que possam contribuir para o fomento das atividades associativas, previstas no presente Estatuto, para melhorar as condições de vida de seus integrantes e do meio no qual se inserem”...

Perseguindo esse e outros objetivos da Entidade, durante o período de 2015 a 2018, essa Gestão permitiu chegar a resultados considerados fundamentais para a consolidação da APRAV e para a organização interna da Associação, de forma legal e de acordo com as regras de conformidade. Para isso enfatizamos, sempre, o elevado senso ético de seus associados, que, de forma voluntária, permitiram que se chegasse aos objetivos programáticos colimados.

Nesse sentido, muitas ações foram realizadas, como claramente expressas nas atas das Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) e da Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Em relação à Diretoria, foram realizadas mais de 16 reuniões com o grupo para consultas, analises, deliberações, e para a organização das Assembleias.

Uma prioridade urgente foi a regularização da titulação de áreas que hoje integram o Patrimônio da Entidade, através da emissão da escritura de posse definitiva. Em mãos tínhamos apenas uma escritura pública de doação, registrada em cartório (setembro/2013). Durante os últimos anos a Diretoria esteve empenhada em regularizar e finalizar o processo de doação do Instituto CAFH.

Para tanto foi necessário um enorme esforço para a regularização de 3 áreas distintas, trabalhando com cartórios de 3 municípios diferentes (Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo) e registros nos cartórios Venda Nova do Imigrante e Castelo. Tivemos um enorme desafio, pois contamos com a boa vontade e esforço de alguns colegas, que muito nos ajudaram nessa difícil tarefa.

Durante o período, também é importante elencar algumas das ações que tiveram impacto no conjunto da Associação:

a) A Prestação de contas da primeira diretoria foi aprovada pelo Conselho Fiscal e homologada pelos associados em Assembléia de 07/12/2015.

b)  Abertura de conta bancária no Banestes;

c) Regularização contábil da APRAV, com a contratação de empresa de contabilidade, sendo a escolhida, após analise de várias propostas, a LG Auditoria e Contabilidade, sediada a rua Desembargador Sampaio, 204, na Praia do Canto, em Vitória, ES;

d)  Apoio à equipe de trabalho para pesquisa do ‘uso das terras’, criada em 2013 e recebimento das propostas para analise;

e) Empenho na regularização fundiária das três matrículas, junto aos órgãos competentes, culminando com a atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) relativos às áreas das matrículas nº 461, nº 2851 e  nº 340;

f) Regularização e pagamento em dia do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR);

g) Atualização, no Estatuto da APRAV, de acordo com orientações da empresa de contabilidade LG, correções e acertos indicados pela Diretoria e pelos associados reunidos em Assembleia;

h) Regularização da Escritura Publica de Doação. Com data de 27 de agosto de 2018, finalmente a escritura torna definitiva a posse das áreas em nome da APRAV. Somente com a regularização da documentação em 3 municípios e em 2 cartórios, localizados em municípios diferentes foi possível a finalização de um processo iniciado em 2012.

i) Regularização da situação financeira de associados junto à Entidade, em decorrência de débitos antigos existentes até aquela data. Tal situação somente foi possível depois de muito empenho, contatos e diálogo com os associados inadimplentes;

j) Disponibilização de áreas para uso dos associados em assuntos ligados ao associativismo corporativo, conforme disposição aprovada em Assembleias de 22 de agosto e de 26 de novembro.

h) criação de fundo para a Entidade. Foi possível, com a arrecadação de 2019, a constituição de um pequeno fundo para fazer frente às despesas do ano vindouro, sem, contudo, penalizar os associados. É importante destacar que a anuidade dos anos de 2016 a 2018 ficou congelada em R$ 120,00 ( Cento e Vinte Reais).

No período, definiu-se algumas atividades e iniciativas que, posteriormente, não alcançaram o sucesso pretendido, seja pelas dificuldades em arrecadar fundos mantenedores, seja pela ausência de disponibilidades dos voluntários, tais como a Reforma da casa-sede da Associação, integração da APRAV com o condomínio das vilas, a criação e aprovação do Regimento Interno da Entidade, a Demarcação e sinalização visual das áreas que conformam o seu Patrimônio, entre outras. Mas o caminho foi aberto e certamente a nova Diretoria levará à frente a continuidade das ações iniciadas. 

Na mesma linha, a iniciativa de ampliação do número de associados do quadro social também foi adiada, tendo em vista o prolongamento do período de legalização fundiária e registros das áreas que conformam o patrimônio da APRAV.
Os resultados alcançados, no entanto, dão a certeza de reconhecer que eles aconteceram graças à forma como todos os integrantes da Diretoria agiram de forma atuante, de forma responsável e solidária e imbuídos da certeza de que realizamos muito, com pouco, em tão pouco tempo, de forma completamente voluntária. E, unidos com o quadro social, temos a convicção de que caminhamos a passos largos para levar a Entidade a uma nova fase institucional.   
Como a epígrafe de Cora Coralina nos ensina “Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida”.

Agradeço a todos os associados pela convivência, sorrisos, solidariedade e amizade neste período de gestão de 2015 a 2018. E seguimos, como associados, trabalhando com o mesmo afinco para que a APRAV seja uma Entidade atuante, forte e voltada a manter, como fez até agora, os laços de união entre todos nós.

Abraços fraternos a todos e a todas.

Eduardo Augusto Moscon Oliveira   
Presidente