O mês de fevereiro de 2020 estava reservado ao início de um conjunto de ações, definidas em nossa última Assembleia de Associados, realizada em novembro de 2019. Seria iniciada a fase de consolidação de nossa Entidade mas fomos surpreendidos pelo lançamento da campanha governamental, em nível de Brasil, do FIQUE EM CASA E FAÇA ISOLAMENTO SOCIAL, para responder à pandemia que chegara ao País.
Essas ações, programadas pela APRAV foram colocadas em cheque, diante da pandemia que se instalava no Brasil. Para não paralisarmos completamente as atividades da Entidade, fomos descobrindo soluções para implementação de algumas ações, de caráter institucional, através do empenho de associados ligados à gestão da Entidade, para contornar desafios surgidos e responder demandas surgidas durante o período de isolamento.
Novos veículos de comunicação foram utilizados, tais como o WhatsApp, Teleconferências, além dos já conhecidos, como a telefonia, o correio eletrônico, para estreitar os laços e promover a interação entre associados. Conheça algumas das ações realizadas por associados ligados à gestão da Entidade, desenvolvidas desde o início do ano até a presente data, a saber:
1) Janeiro/2020 - Com a participação da Dra. Rosane, foi feito protocolo da defesa da APRAV, junto à Secretaria de Meio Ambiente, que investigava eventual descumprimento de diretrizes traçadas através do PRAD - Programa de Proteção de Áreas Degradadas e Conservação do Solo, em virtude da retirada dos eucaliptos, sem que houvesse licença para movimentação de terra e a formação de platôs.
RESULTADO: arquivamento do processo sem aplicação de multa para a APRAV.
2) Janeiro/2020 – Com a participação da Dra. Rosane, acompanhamento de denúncia – Notícia de Fato, realizada junto ao Ministério Público Estadual contra a APRAV, acerca do parcelamento do solo, vendas de terrenos pela APRAV.
RESULTADO: denúncia arquivada.
3) Janeiro/2020 – foi criado formulário para preenchimento de pessoas interessadas em se associar à APRAV.
4) Fevereiro/2020 – com recursos do fundo de Reserva do Sistema de Abastecimento de Água, foi trocada toda a tubulação submersa do poço. A tubulação antiga estava desgastada pelos 9 anos de uso.
5) Fevereiro/2020 – contatos para reuniões com a Secretária de Agricultura através da servidora Andressa, visando formalizar parceria público/privada para oferta à merenda escolar de PANC – plantas alimentares não convencionais, inclusive com data marcada para alinhavarmos um projeto com a parceria da Secretária de Educação, que ainda não foi levada à efeito em virtude da Pandemia.
6) Março/2020 – A Tesoureira providenciou a regularização da conta bancária, em nome da APRAV, junto ao Banestes e aprimorou a forma de cobrança das mensalidades.
7) Março/2020 - com recursos do fundo de reserva do Sistema de Abastecimento de Água, foi adquirida uma nova bomba para o poço. A antiga se queimou em função dos 9 anos de uso. O custo total foi dividido entre todos os sócios APRAV (proprietários e usufrutuários) e demais consumidores de água, não associados.
8) Abril/2020 – foi formalizado contrato de comodato de 30 dias com o associado João Lima, para uso das instalações da Sede, prevendo contrapartida para melhorias na sede da APRAV.
9) Abril/2020 – A Dra. Rosane enviou à Diretoria parecer jurídico acerca da inclusão dos novos associados.
10) Abril/2020 - foi elaborado um informativo sobre o fornecimento de água no condomínio. Este informativo foi enviado a todos os que consomem água (associados ou não). Com a concordância de todos os consumidores, foi estabelecido um valor mensal para recompor o Fundo de Reserva para o Sistema de Abastecimento (R$10,00/mês) a ser cobrado junto com a taxa de consumo. Atualmente são 16 consumidores, o que totaliza R$ 160,00/mês depositados na conta da APRAV (verba com destinação específica). Passados 8 meses, em 2020 já temos um total de R$ 1.280,00 arrecadados.
11) Junho/2020 – Foram limpas as seguintes áreas pertencentes a APRAV: terreno onde fica a casa da APRAV, toda a trilha que passa atrás da Vila dos Pássaros, por onde passa a rede hidráulica que leva água do poço até o reservatório central, caminho até o poço e área ao redor do mesmo. Também foi limpa toda a área sobre os fios de energia que alimenta a bomba, evitando riscos de curto elétrico na rede. Foi utilizado o trator-roçadeira para cortar o mato rasteiro e trabalhos manuais para limpar as bordas da trilha. Com a trilha limpa é mais fácil a detecção e o reparo de eventuais vazamentos na rede. A trilha se torna mais uma opção de lazer, disponível para caminhadas.
12) Junho/2020 – início dos trabalhos para elaboração do regimento interno
13) Junho/2020 – Com a participação da Dra. Rosane, reunião presencial no dia 12/06/2010, em São José do Alto Viçosa, seguida de todos os cuidados necessários (máscaras, álcool 70 e distanciamento), com a presença de alguns associados da APRAV e novos moradores não associados, para esclarecer quais áreas pertencem a APRAV e quais são os direitos e deveres de acordo com o direito de vizinhança de imóveis localizados em zona rural. O temário foi devidamente esclarecido e respondidas todas as perguntas realizadas.
14) Julho/2020 – a pedido de associados da Vila das Arvores, foi enviado um modelo de negócio jurídico (termo de compromisso), com regras de convivência entre os vizinhos respeitando a legislação vigente para área rural.
15) Julho/2020 – surgiram novas denúncias contra a APRAV, acusando-a de promover atividades de parcelamento do solo, tendo em vista a existência de novas construções em área do Condomínio Vila das Árvores. Com a participação da Dra Rosane, foram prestados os devidos esclarecimentos, junto ao servidor Silvio, da Secretaria de Meio Ambiente de Venda Nova do Imigrante, que recebeu documentos comprobatórios de que a área não pertence a APRAV e que a área está sob a circunscrição do Município de Castelo. Na oportunidade, o Servidor Silvio ficou de apresentar os fatos à Promotora de Justiça, para que venha constar a improcedência das denúncias.
RESULTADO: aguardando desdobramentos.
16) Agosto/2020 – foram restabelecidos contatos com o Incaper para elaboração de projeto de horta Panc.
17) Agosto/2020 – inicio dos trabalhos para regularização do poço junto a Agência Estadual de Recursos Hídricos.
18) Agosto/2020 – a Tesouraria realizou prestação de contas, quanto ao número de associados que estão em dia com as contribuições e saldo em caixa, esclarecendo que de 33 associados, aproximadamente 19 estão em dia com as mensalidades, mas a arrecadação ainda é insuficiente para o aporte financeiro de custeio da reforma da Sede da Entidade.
19) Agosto/2020 – Foi cortada uma grande árvore, localizada a menos de dois metros da rede de energia que abastece a bomba. A ação foi preventiva, pois a base desta árvore estava podre e, a qualquer momento, poderia cair, podendo romper a fiação que alimenta o funcionamento da bomba.
20) Agosto/2020 – foi realizada uma reunião presencial, no dia 3 de agosto do corrente ano, entre os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e outra de forma virtual, no dia 17 de agosto do corrente ano, para deliberar sobre ações em andamento, buscando alinhar novas posturas quanto ao prosseguimento dos projetos e propostas aprovadas na Assembleia realizada em novembro do último ano.
21) Agosto/2020 – a pedido de Maria Clara, membro do Conselho Fiscal, a APRAV, através de seu Presidente, está providenciando um oficio a ser encaminhado à Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, solicitando a colocação de saibro para a pavimentação da estrada de São José do Alto Viçosa, no trecho que se inicia na Igreja até a casa 111, sede da APRAV, abrangendo uma extensão aproximada de 600 metros.
22) Agosto/2020 – estamos providenciando a elaboração da logomarca da APRAV, de grande importância para a sua identidade visual, definindo-a no tempo e no espaço, além de ser um elemento de identificação nos documentos oficiais.
23) Setembro/2020 - À pedido da Vice-Presidente, Maria Christina Charpinel Goulart, foi realizado um estudo para elaboração da Logomarca da APRAV, estudo desenvolvido pelo artista plástico e designer Lastênio Scopel. A arte final foi submetida aos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal sendo aprovada. A logomarca, além de reforçar a imagem da Instituição, deverá ser impressa em ofícios, notas públicas, cartões de apresentação, placas de sinalização, bem como materiais de divulgação através de meios eletrônicos de comunicação, além de possibilitar sua utilização para outras finalidades. O modelo abaixo foi elaborado para ser utilizado em cartões de visitas.
24) Setembro/ 2020 - Elaborada no período de junho a setembro do corrente ano, a Minuta para discussão do Regimento Interno, que, a partir de agora, será submetido aos membros da Diretoria, Conselho Fiscal e associados, para que apreciem o seu teor e apresentem sugestões a serem incluída no atual texto de minuta. A proposta inicial foi elaborada pela Dra. Rosane, pela Vice-Presidente, Maria Cristina Charpinel Goulart, e por Fernando Sanchotene, nomeado coordenador dos trabalhos pela Assembleia de Associados, que autorizou a elaboração do documento, em fins do último ano.
ESCLARECIMENTOS COMPLEMENTARES:
Estrada de acesso aos condomínios e vias internas – No período de janeiro a julho/20 as estradas foram niveladas, expandidas e criadas caixas secas (armazenam águas da chuva) nas áreas da APRAV, e foram limpas as já existentes nas áreas dos condomínios. Além disso, foram abertas mais duas caixas secas: uma em frente à casa de Itamar e outra em frente a casa de Ruth Bezerra. Essas caixas são muito importantes para a conservação das estradas e para permitir a infiltração gradual da água da chuva no solo, abastecendo os mananciais.
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